Autor Tópico: Pressão dos pneus?  (Lida 599 vezes)

cybermagik

• Membro
  • MT-A4
Pressão dos pneus?
« em: Maio 03, 2007, 00:39:34 am »
Boas ,a pouco tempo estava a realizar umas reparações na minha mta4 , olhei para os pneus e lembrei-me,qual sera a pressão dos pneus?

Alguem sabe?

egasz

• Admin
  • Membro
  • *
  • -
Re: Pressão dos pneus?
« Responder #1 em: Maio 03, 2007, 10:23:39 am »
Normalmente diz nos próprios pneus, mas isso é uma medida padrão pois a pressão ideal varia conforme o peso do piloto e a temperatura do dia em questão...
Four wheels move the body, two wheels move the soul!

darkJr

• Membro
  • Stamas SR Factory
« Responder #2 em: Maio 03, 2007, 12:41:46 pm »
Normalmente diz nos próprios pneus, mas isso é uma medida padrão pois a pressão ideal varia conforme o peso do piloto e a temperatura do dia em questão...
sim mas é fácil ;)
Cyber deixa ai o teu peso e eu digo-te uma pressão indicada mas faz sempre como base acima dos 70kg (1.5 a frente e 1.7 atrás) agora o resto varia com o calor do asfalto ;) mais frio menos 0.1 mais quente mais 0.1 depois é compreender as sensações da mini para ires ajeitando ;)

darkJr

dfelix

• Admin
  • Membro
  • *
  • GRC 50 RR "Kit Race"
    • dfelix.net
« Responder #3 em: Maio 03, 2007, 14:09:17 pm »
Bem...
Comecei a escrever uma resposta, entretanto o meu PC pregou-me uma partida e foi tudo ao ar!
 :x

Sou suspeito quanto a este tema pois nunca consegui acertar devidamente com as minhas pressões.
De qualquer forma a teoria é esta:

Não existe uma pressão ideal para os pneus.
Factores como o peso do condutor, estado e tipo do piso, clima e sobretudo o tipo de condução têm bastante influencia.

Ou seja,
Deverás ser tu próprio a descobrir qual a pressão com que te sentes mais confortável e acima de tudo, consegues melhor desempenho.

O manual da Polini recomenda para as suas motos 1.2 BAR á frente e 1.6 BAR atrás.

É um excelente ponto de partida.
A partir daqui poderás aumentar ou baixar as pressões de forma a conseguir descobrir a configuração ideal para o teu caso.

Algumas dicas para as medições:

- Mede a pressão a frio e depois a quente. A diferença destes valores dá-te uma ideia da expansão que o ar sofre. É perfeitamente normal num dia de verão o pneu depois de rodar ter mais 1 Bar que a frio!

- Faz os ajustes ás pressões sempre com os pneus quentes. (A temperatura afecta brutalmente a pressão. Retirar 0.1 Bar a frio pode a quente fazer uma diferença de 0.3. ou 0.4 bar!)

Algumas dicas para descobrir a pressão correcta:

- Maiores pressões favorecem a velocidade e a maneabilidade.
 - Menores pressões favorecem a aderência.
 Portanto, o ideal é um compromisso entre ambas.

Sentir a moto derrapar nas curvas poderá indicar de demasiada pressão. Reduzindo um pouco leva a que o pneu fique mais achatado, e consequente maior superficie de contacto.
 Sentir a roda da frente derrapar nas travagens fortes poderá também ser indicio de demasiada pressão.

Sentir a moto pesada, com tendencia para abrir trajectórias é em regra geral resultado de pouca pressão.
 Sentir a moto a contrariar a inclinação até um certo angulo e de repente parece querer cair é também sinal de pouca pressão.
 :up:

Espero ter ajudado em alguma coisa!
Boa sorte!